PROJETO DE ENSINO INTERDISCIPLINAR PARA TODOS!
Coordenação
Deise Nanci de Castro Mesquita
Colaboração – Docentes Cepae/UFG
Allyson Fernandes Garcia
Kamila Vieira Lima Ferreira
Kely Elias de Castro
Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha
Vivianne Fleury de Faria
Colaboração Interna – UFG
Secundaristas – Bolsistas de Iniciação Científica – PRPI/ UFG
Rafael Serpa Gualberto Rodrigues
Isabella Pimentel Sousa
Graduandos – Faculdade de Letras / UFG
Amanda Vieira Prado
Suiani Fabiano Caixeta
Vitória Geovanna Lemos de Araujo
Mestrandos – Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica / Cepae / UFG
Élida Ferreira
Mariusa Alves Sartin
Colaboração Externa – Escola de Educação Básica
Patrícia Maria Jesus da Silva – Escola Municipal Jalles Machado de Siqueira
Fátima Cristina Silva Moraes – Escola Aldeia
Euzita Lima – Escola Casa Verde
Público Atendido
Alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio.
Período de Realização
02/08/2021 a 31/12/2022
Justificativa
Em uma escola democrática, que prima pela autonomia e pelo desenvolvimento integral do cidadão, todos os envolvidos expõem suas opiniões, participam das decisões e, à vista disso, são convocados a assumir suas consequências. Logo, também o que se segue com a conclusão do processo avaliativo exige responsabilidade e compromisso tanto do discente e sua família quanto do docente e a instituição. Em relação aos primeiros, espera-se que cumpram com sua parte, atendendo às orientações pedagógicas fornecidas pela coordenação e o grupo de professores, com dedicação aos estudos e realização de tarefas em casa; e à escola cabe, formalmente, via avaliação descritiva e relatórios consubstanciados, o dever de acompanhar e apoiar esse processo, além de elaborar regulamentos e prover outros tipos de atividades de ensino, cujas estratégias e ferramentas sejam adequadas à efetiva continuidade da aprendizagem, segundo esse diagnóstico. Portanto, a ideia que deu origem ao Projeto de Ensino Interdisciplinar Para Todos! é o desejo de apoiar os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e dos 1º e 2º anos do ensino médio que, segundo os critérios estabelecidos na Resolução 02/2003 que normatiza a avaliação discente do Cepae/UFG, obtiveram “baixo rendimento escolar”, mas mesmo assim foram aprovados pelo Conselho de Classe, ou acabaram reprovados devido à esparsa ou nenhuma participação em atividades remotas e/ou encontros virtuais, durante o ano letivo de 2020. Este projeto se baseia, pois, na compreensão de que o aprendizado não ocorre em camadas, uma sobre a outra, amalgamadas pelos conteúdos oferecidos a conta-gotas pelas disciplinas, ano após ano escolar; mas que os conhecimentos científicos são frutos da percepção, abstração, análise e reelaboração de aspectos empíricos, concretos, de um mundo real, submetidos a estudos sistemáticos e leituras criteriosas que só podem ser acessados, e quiçá apreendidos, ao custo de muito engajamento pessoal, e não a partir de uma recepção passiva de informação, pelo aprendente, comumente transmitida pelo ensinador. (FREIRE, 1995, 1996 e 2013).
Objetivo Geral
Organizar e desenvolver atividades acadêmico-culturais fora da grade curricular regular, ao menos durante os dois próximos anos letivos do Cepae/UFG.
Objetivos Específicos
1. servir de espaço virtual de congregação de alunos, familiares, professores, estagiários de licenciatura, bolsistas de iniciação científica e monitores secundaristas;
2. potencializar o protagonismo estudantil no planejamento e na condução de atividades extracurriculares no contraturno escolar;
3. possibilitar que os participantes exerçam a autonomia na busca e definição dos caminhos a serem trilhados para o aprimoramento de sua formação intelectual, cognitiva, cultural e humana;
4. oferecer aos professores e à coordenação diagnósticos e dados que colaborem para a avaliação descritiva e os relatórios consubstanciados dos estudantes participantes.
Metodologia Fundamentada
Em obediência às regras sanitárias de afastamento social etc., decorrentes da pandemia da Covid-19, por enquanto, o planejamento de todas as propostas considera o formato virtual para os encontros remotos no contraturno escolar, cujas atividades não têm a ver com aulas, mas com propostas extracurriculares constituídas por grupo de estudo, projeto de investigação científica, leitura teórica ou literária orientada, produção visual e/ou audiovisual, criação de jogos educativos e ou temáticos, organização com participação em eventos do tipo fóruns, seminários, rodas de conversa etc., com a presença de especialistas convidados ou protagonizados pelos próprios estudantes, entre outras, pensadas a partir de uma compreensão de “educação autêntica” (FREIRE, 1995) que não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B, mediatizados pelo mundo que impressiona e desafia a uns e a outros, originando diversificadas visões e múltiplos pontos de vista.
Resultados Esperados
Com esse Projeto, espera-se que o aluno seja o protagonista de sua própria aprendizagem e que assuma, com autonomia, este processo de forma crítica, criadora e criativa, entendendo que aprender não depende exclusivamente da leitura de textos que tratam ou discutem sobre determinado conteúdo disciplinar escolar, mas que se realiza a partir de uma reflexão crítica sobre um acontecimento social ou natural que convoca à imersão em outros gêneros discursivos, cuja escolha pode advir de sua própria curiosidade ou experiência intelectual, ou por sugestão de outras pessoas além do professor.
Cronograma
Agosto 2021 – Identificação de outros projetos de ensino, de pesquisa e de extensão já em andamento na escola, a serem oferecidos aos alunos para que possam se integrar a planos de trabalho e/ou de estudo, segundo os seus interesses e disponibilidades. Organização das atividades e definição dos responsáveis pela execução Inscrição dos alunos nas atividades e definição dos tutores que acompanharão o seu desenvolvimento.
Agosto a novembro de 2021 – Participação em atividades Avaliação descritiva mensal
Dezembro 2021 – Reorganização e/ou proposição das atividades a serem desenvolvidas em 2022
Janeiro a novembro de 2022 – Desenvolvimento de atividades. Avaliação descritiva mensal
Dezembro de 2022 – Avaliação do Projeto Escrita e divulgação de relatório final
Referências
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D´água, 1995.
____________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
____________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.